sábado, 21 de março de 2009

PAGINA - 07 - ARTIGOS

POR QUE AS PESSOAS USAM DROGAS?
POR SOCORRO VILAR

Você sabia que os jovens são hoje o grupo mais próximo das drogas? O uso das drogas varia de acordo com a cultura de cada um, porém, o interesse do usuário é o mesmo. Eles buscam novas sensações, experiências, descontração, fuga da realidade e da sociedade. Não há como negar o estado de dependência de cada usuário de drogas. O indivíduo altera o seu comportamento social, familiar ou profissional. Portanto, pais, mães fiquem atentos quando seu filho ou filha mudarem de comportamento. Muitas vezes ficam agitados, impacientes, ansiosos e solitários.
Os estudos mostram a dura realidade do usuário de drogas. Seu comportamento sofre alterações; vivem atormentados buscando novas experiências e costumam se aventurar em um mundo que na maioria das vezes não tem volta.
Crianças, jovens, adultos as drogas fazem mal á saúde. Álcool, cigarro, maconha provoca câncer, cocaína aumenta as chances de isquemia e ataque cardíaco.
O usuário de drogas vive com sua auto-estima diminuída e aumenta a chance de depressão. Segundo o Psiquiatra Dartui Xavier, “se você parar para pensar, a relação doentia entre consumidores e produtos é igual à que existe entre os dependentes e as drogas”.E, os números assustam, bem próximos de nós, na cidade de Juazeiro do Norte tem nada mais que trinta mil dependentes químicos à procura de ajuda.
Diga não ás drogas! Preserve sua vida. Lembrem-se das sete maravilhas do mundo: “ ouvir, tocar, ver, sentir, parar, rir e amar”. Ame sua vida e se liberte das drogas.“O silêncio é a maior revelação”( Lao – Tsé


COMPULSÃO

Por Dr. Cesar Mousinho

Ato ou impulso coercivo e repetido para agir de certas maneiras específicas. Os atos compulsivos são automáticos sobre os quais o indivíduo (cliente, paciente) exerce escasso controle.
A pessoa está cônscia do que faz ou que é compelida a fazer. Reconhece ser um ato irracional absurda ou mesmo perigoso, mas é incapaz de parar ou de livra-se do impulso para executá-lo. (Terapia).
O desempenho do ato permite ao ser humano um certo alívio para sua Ansiedade Neurótica. As compulsões também denominadas " Reações Compulsivas" ou " Compulsões de Repetições" variam em número de gravidade desde contar os passos e as fendas no passeio da rua até atos criminais como Cleptomania ( roubo compulsivo) e a piromânia ( incendiarismo compulsivo). Todas as " manias" são tecnicamente compulsões sendo comuns em combinação com Reações Fóbicas e Obsessivo- Compulsivos do que em forma puras.


São Paulo 02/02/09
César Mousinho -Psicólogo Cratense

Nenhum comentário: