domingo, 22 de março de 2009

PAGINA 02 - VIVER BEM

TABAGISMO
Por Fátima Brasil

Os números do tabagismo no mundo são alarmantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o planeta. Cerca de cinco milhões de pessoas morrem, por ano, vítimas do uso do tabaco. Caso as estimativas de aumento do consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos se confirmem, esse número aumentará para 10 milhões de mortes anuais por volta de 2030.
VOCÊ SABIA?
• Que a fumaça do cigarro reúne, aproximadamente, 4,7 mil substâncias tóxicas diferentes e muitas delas são cancerígenas?
• Que o tabagismo está ligado a 50 tipos de doenças como câncer de pulmão, de boca e de faringe, além de problemas cardíacos?
• Que, no Brasil, 23 pessoas morrem por hora em virtude de doenças ligadas ao tabagismo?
• Que crianças com sete anos de idade nascidas de mães que fumaram 10 ou mais cigarros por dia durante a gestação apresentam atraso no aprendizado quando comparadas a outras crianças?
FONTE WIKIPEDIA

CUIDADOS COM O ESTÔMAGO
Por Walmir Oliveira

Vão aí algumas dicas:
1. Faça 3 refeições diárias obedecendo o horário do desjejum, almoço e o jantar.
2. Se o intervalo entre o almoço e o jantar ultrapassar habitualmente 6 horas, faça um lanche no meio da tarde.
3. Procure alimentar-se devagar, mastigando bem os alimentos.
4. Procure não dormir e estomago cheio e evite ingerir alimentos no meio da noite.
5. Dietas ricas em fibras, como as frutas, previnem o câncer gástrico, ajudam na normalização do funcionamento do intestino e são benéficas no tratamento de úlceras e gastrites.
6. O fumo dificulta a cicatrização da úlcera. Deixar de fumar é o ideal, mas reduzir o número de cigarros diários ajuda bastante.
7. Evite tomar aspirinas, antigripais e comprimidos para dor em geral, pois podem provocar a irritação da mucosa do estômago.
8. Evite refeições pesadas e gordurosas como feijoada, dobradinha, churrasco etc.
9. Evite frituras em geral, como pastéis, bifes à milanesa, cochinhas, etc.
10. Alimentos muito condicionados como Picles, alguns legumes como pimentão e berinjela são de difícil digestão. Se você perceber que seu estômago não aceita esses alimentos, evite-os.
11. Leite é estimulante da Secreção Ácida não ajuda no tratamento de doenças do estomago. Porém o leite possui propriedades nutritivas importantes devido ao conteúdo do cálcio. Tome leite com moderação. 4 copos por dia é o suficiente.
12. Suco de laranja e outros cítricos são fortemente ácidos. Os refrigerantes são bebidas ácidas e gasosas que além de irritarem o estômago causam desconforto devido à expansão dos gases.Prefira tomar água sem gás.
13. Bebidas alcoólicas, quando tomadas de estomago vazio, são irritantes da mucosa do estomago e causa desconforto desnecessário. Não beba em excesso ou com estomago vazio.
14. Não há dados que comprovem que os males do consumo excessivo do cafezinho são devidos a cafeína ou ao açúcar. Se você tolera menos café do que outras pessoas, experimente substituir o adoçante ou tomar menos xícara por dia.
Fonte: http://www.qtalonline.com.br/dicas_saude.html

Nenhum comentário: