sábado, 24 de janeiro de 2009

Pg 07 - ARTIGOS

7.1 - É EMOCIONANTE APRENDER
Por Socorro Vilar

É difícil separarmos os aspectos emocionais da aprendizagem. Esses aspectos estão interligados totalmente. A aprendizagem começa dentro do útero materno. No quinto mês de gestação, o feto já é capaz de escutar as vozes dos seus pais, aí se inicia muitas ligações que o bebê vai fazer ao longo da vida. Desde o início das primeiras aprendizagens os seres humanos não conseguem separar os aspectos cognitivos dos emocionais.
Para o bem da humanidade pesquisas foram feitas na área neuropsicológica, e, mostram que o bebê desenvolve sua aprendizagem a partir das sinopses, que são as conexões existentes entre os neurônios. Nessa fase se inicia o processo das memórias, possibilitando a abertura para o processo do pensamento. Com isso, o sistema neuropsicológico irá processar informações por meio dos estímulos recebidos. Ex: sons, visões, rosto de familiares, afetos, emoções e sensações, etc. O primeiro olhar da mãe inicia esse processo de aprendizagem e emoção. Quando o bebê, ao nascer, procura fixar seu olhar em sua mãe, ele procura se sentir seguro e amado. O relacionamento entre o bebê, seus pais e familiares possibilita o início do processo de aprendizagem.
Quando a criança apresenta dificuldades de aprendizagem, na maioria das vezes a escola é a primeira a perceber. Daí a importância da Secretaria de Educação Básica dispor de uma equipe que avalie com muito cuidado o comportamento da criança com dificuldade de aprendizagem. A avaliação psicológica possibilitará um acompanhamento correto à criança que estiver com dificuldade, já que seus aspectos emocionais estão dificultando o seu desenvolvimento. É necessário avaliar com bastante cuidado o que está acontecendo com a criança, também ao seu redor. Como em suas emoções inconstantes. A avaliação psicológica ajuda a compreender o comportamento da criança, como um todo, buscando-se as causas emocionais conflitivas que estão atrapalhando seu processo de aprendizagem. Esses fatores podem ser decisivos para uma melhor aprendizagem. Quando o processo de conexão entre a aprendizagem e a emoção não funcionam, torna-se necessário buscar o tratamento psicológico. Com esse comportamento essas barreiras emocionais serão quebradas, abrindo caminho para a criança liberar suas inibições nas áreas afetivas e intelectuais.
Portanto, pai, mãe, professora, professores no momento em que as crianças apresentarem desinteresse pela aprendizagem, falta de atenção, falta de concentração, imaturidade, dificuldade para comparar dados, falta de criatividade, se faz necessário que seja feita uma avaliação com profissionais capacitados na área de psicologia, psicopedagoga e neurologia.
É importante lembrar que se a criança for tratada na infância, naturalmente muitos aspectos emocionais que geralmente atrapalham a aprendizagem terão uma melhor opinião médica acerca da evolução de alguma doença que por ventura venha aparecer. A aprendizagem e a emoção caminham juntas. Aliás, tudo em nossa vida tem muito haver com as nossas emoções. “Vivemos empenhados em esconder o que sentimos que acabamos escondidos de nós mesmos”.


7.2 - AJUSTAMENTO

Por Dr, Cesar Mousinho

Equilíbrio estático entre um organismo e o meio que não existam mudanças de que suscite reação, nenhuma necessidade insatisfatória e com todas funções continuativas do organismo desenrolando-se normalmente.
Na prática, portanto só se deve falar de Ajustamento relativo, na medida em que cada pessoa desenvolve um repertório idiossincrásio de respostas ás exigências do seu mundo material, psicológico e social. È esse repertório que possibilita em maior ou menor grau, aquisição de atitudes, aptidões e defesas capazes de levar o individuo a ajustar-se ( satisfazer) as exigências físicas, sociais e pessoais com um mínimo de dificuldade.
O ajustamento familiar e social e aceitações adequação ás exigências usuais da sociedade em que vive. O conjunto de processos pelos uma pessoa, grupo ou instituição estabelece relações tais com o seu meio que lhe garantam a sobrevivência e a prosperidade sem graves atritos, revoltas, e frustrações pessoais, familiares, organizacionais e social.
Um exemplo oportuno de ajustamento social aí no nosso querido Crato, foi a reeleição do nosso prefeito.
Quero finalizar, reiterando a todos os Cratense e Toda nossa região do Cariri um Feliz Ano Novo com Muito Deus, Saúde, Paz.

São Paulo – 30/12/08

César Mousinho – Psicólogo Cratense

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