sábado, 24 de janeiro de 2009

Pg - 05 - GERAL

5.1 - A vida se manifesta com arte

O Verde Vida abrange várias expressões artísticas e proporciona um diálogo entre elas. Artes Plásticas, Música, Dança, Circo, Audiovisual, Idiomas e Projetos Especiais compõem esse universo chamado Projeto Verde Vida. São crianças e adolescentes do distrito de Ponta da Serra e sítios vizinhos que estão diariamente, construindo, vivenciando, valorizando e divulgando a cultura caririense.
Este ano, o Projeto desenvolveu a iniciativa Ações Culturais Para Povos Rurais em parceria com Associação Audiovisual do Cariri – AAC que possibilitou ampliar atividades já existentes e criar novos segmentos artísticos no ambiente da ONG.
As Artes Plásticas e a Música são segmentos que existem desde a fundação do Projeto. A primeira estimulou, em suas aulas, os pequenos alunos a produzirem uma exposição de pintura em tela e, uma outra, com xilogravuras e cordel, ambas abordando o tema direitos da criança e do adolescente. A segunda, citada, hoje em sua amplitude, oferece aulas de teclado, violão, flauta, violino e formação de bandas.
Para as oficinas de Dança foram abordados assuntos como: postura, descoberta, criatividade e resgate da nossa cultura, estes temas permearam os grupos de Dança Contemporânea, o Grupo de Dança Regional e a Cia de Dança Cruz de Cactos. Todas apresentaram espetáculos lúdicos que percorreram outras cidades do Nordeste.
O Circo trouxe o inesperado e a magia da brincadeira, interpretados por alunos e virou tema de festa infantil, atendendo a mais de 700 crianças de Ponta da Serra.
O Núcleo de Audiovisual desenvolveu 10 curtas metragens que documentaram a vida e costumes da comunidade e proporcionou a formação de agentes multiplicadores da sétima arte. Ainda neste segmento, a fotografia obteve destaque com as aulas de Pinhole, Fotografia Autoral e o mais recente tele jornal Verde News.
Para o curso de Idiomas além do Inglês foi acrescentado, recentemente, as aulas de Língua Alemã.
Os Projetos Especiais, um capitulo a parte, trouxeram uma carga horária complementar para as oficinas já existentes no Projeto. Iniciando com a oficina de Gravação de CD, os jovens realizaram e gravaram uma composição musical chamada Rap da Catingueira. A oficina de Cultura Pop uniu música com o audiovisual e os aprendizes desenvolveram um vídeo convite. As artes gráficas foram representadas pela a oficina de design que permitiu que os envolvidos desenvolvessem habilidades específicas para a construção da identidade visual do Projeto. Ainda em andamento, a oficina de ArteEco tem o propósito de desenvolver projetos de intervenções artísticas urbanas, que serão executadas nas cidades que formam o triângulo Crajubar e no distrito de Ponta da Serra.
Ainda sobre os Projetos Especiais, a oficina de Rádio tem o propósito de desenvolver e produzir programas que serão levados ao ar pela difusora de Ponta da Serra. Fechando o ciclo surgiram as aulas de Grafite, deixando Ponta da Serra ainda mais bonita com as expressões artísticas difundindo as artes e ampliando o mundo chamado Verde Vida.
Hosana Régia Quinderé
Assessoria de Comunicação
Projeto Verde Vida – Ponta da Serra – Crato-CE


5.2 - DICAS DE SEGURANÇA

Por Marineth Belisário

Mantenha seus filhos esclarecidos sobre as drogas desde criança. Fale sempre dos males que o vício provoca e das consequências para o desenvolvimento do cérebro.
Cuidado com as más companhias. Elas geralmente levam às drogas e ao crime. Conheça os amigos de seus filhos e se possível os pais.
Seja amigo, conquiste a confiança de seus filhos. Convide-os sempre para atividades saudáveis.
Verifique a caderneta escolar de seus filhos periodicamente. Muitas faltas sem justificativa e mal desempenho na escola podem sinalizar problemas. Converse sempre com os professores sobre a atuação de seus filhos na escola.
Lembre-se: Álcool, cigarros comuns também são drogas. Ensine seus filhos a viver sem vícios.
Avise as crianças e idosos para que não abram a porta, sem que antes indague sobre quem bate ou toca a campainha.
Evite que as crianças e idosos andem sozinhos pela cidade, para fazer compras ou efetuar pagamentos; acompanhe-os ou os faça acompanhar por alguém mais jovem.
Seja solidário, preste informações adequadamente aos deficientes físicos.
Nunca permita que crianças liguem ou operem eletrodomésticos.
Nunca jogue e nem permita que joguem lixo nos leitos dos rios ou nas lagoas. O lixo que você joga, causa o entupimento das galerias e canais, provocando o alagamento das casas.

FONTE: Porta da Segurança do Estado do Acre

Nenhum comentário: