segunda-feira, 28 de julho de 2008

02- VIVER BEM

DICAS DE SAÚDE Por; Fátima Brasil




MAMOGRAFIA


A MAMOGRAFIA é um exame de Rx das Mamas, que deve ser realizado para diagnosticar precocemente lesão mamária sugestivas de doença da mama.
A idade ideal para iniciar a mamografia depende de seu risco familiar. Se existem casos de câncer de mama em sua família, a mamografia deverá ser realizada dez anos antes da idade em que o mesmo aparecer em seu parente. Se você não tem história familiar positiva para câncer de mama, deverá fazer a primeira aos 35 anos de idade.
Quanto a periodicidade deste exame dependerá de cada caso em particular. Porém, de maneira geral a partir dos 40 anos deverá ser anualmente.
A sensibilidade das pessoas é muito peculiar a cada uma, porém é menos doloroso realizar o exame logo após a menstruação, quando as mamas estão menos túrgidas. Lembre-se que um bom relaxamento durante o exame é fundamental, procure se posicionar da melhor maneira, desta formas o seu exame será bem mais agradável.
Não é verdade que o exame machuca a mama. O exame não é prejudicial á saúde, e o mesmo é muito importante para diagnosticar lesões impalpáveis de mama, quando ainda é possível a cura.
É importante dizer que a ultra-sonografia não substitui a mamografia, pois este é um exame complementar muito importante, porém existem lesões perigosas de mama que somente a mamografia é capaz de perceber.
Deve-se dizer que existe alguma contra-indicação. Pacientes com lesões ulceradas e /ou com sinais inflamatórios importantes (exemplo: abscessos), devem primeiro melhorar os sintomas para depois proceder este exame. Também, pacientes grávidas só deverão fazer este exame em casos em que os benefícios superem os riscos com proteção de avental de chumbo. (Extraído do folder da CSJ)

PROVÉRBIOS:

Provérbios Bíblicos:

28:27 – Quem dá ao pobre não sofre penúria, mas quem fecha os olhos terá muitas maldições;
29:1 – O homem de cabeça dura para as repreensões será, de súbito, irremediavelmente arruinado;
29.2 – Quando os justos chegam ao poder, o povo se alegra, mas quando o ímpio governa, o povo geme;
29:7 – O justo compreende a causa dos pobres, mas o ímpio nada entende.

OUTROS:
01-Há tantas coisas na vida mais importante que o dinheiro! Mas como custam caro!
(Gfoucho Marx)
02-Quando o dinheiro fala, a verdade cala ( Provérbio chinês).

Nenhum comentário: