sábado, 1 de novembro de 2008

07 - ATIGOS - JORNAL PONTA DA SERRA Nº 19


PONTO DE VISTA POR SOCORRO VILAR


ESCUTEM O GRITO DA TERRA

Destruidores do meio ambiente, vocês não amam nosso planeta. A nossa terra bondosa dom e fruto de um poder de Deus. Sobre ela se lançam como devastadores. Devastando o que encontram em sua frente. A Terra está sendo dilacerada, oprimida e destruída. E, os seres humanos são os principais responsáveis por esta situação de desespero que se encontra nosso planeta. A sobrevivência irá se tornar mais difícil em um planeta devastado. “Sabem que a vida é um fato relativo definitiva é só a terra. Homens com facão na mão para desmatar para matar basta olhar”. Para salvarmos o planeta vamos precisar de todo mundo. Entendam que é muito importante reduzirmos consumo de três itens imprescindíveis a sociedade de hoje. São eles: A ÁGUA, A ENERGIA ELÉTRICA E OS COMBUSTÍVEIS.
A água é o primeiro. Sem água não existe vida na terra. Mesmo que ela caia do Céu, é um recurso esgotável e raro em vários lugares da terra. Se você passar cinco minutos escovando os dentes com a torneira aberta 12 litros de água potável serão desperdiçados. Imaginem muitas pessoas fazendo isso quanta água é desperdiçada.
A energia elétrica, devemos diminuir o consumo. Você paga menos pelo serviço e ajuda a tornar o planeta mais sustentável. Com um simples gesto de desligar as luzes dos ambientes quando estiverem vazios, com esta atitude vai evitar que mais florestas desapareçam para construção de mais hidrelétricas. Os combustíveis fósseis são os maiores responsáveis pela emissão de gases do aquecimento global.
Segundo o ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner, “ nas grandes cidades são produzidos 75% de todo o CO2, jogado na atmosfera”. Curitiba é exemplo de cidade que cuida bem do meio ambiente, pelo menos é a cidade que mais recicla. A coleta seletiva é aquele sistema que recolhe os materiais descartados para serem reciclados ou até reutilizados. Com a reciclagem os materiais (plásticos, papel, metal, vidro) são transformados em novos produtos. Com isso se economiza matéria-prima, água e energia elétrica, além de diminuir a quantidade de lixo nos aterros sanitários. Esta é uma das soluções viáveis para ajudar salvar o Planeta. Tudo depende de nós.
Parabéns! Para os eleitos no primeiro turno das eleições 2008. Desejo que realizem e transformem em realidade as propostas de políticas públicas para satisfazer o anseio da população na melhoria das condições de vida. E, essa crise financeira, espero que não atrapalhe os planos de vocês. Ajudem a salvar a terra com ações e projetos que tornem nosso planeta sustentável.



O DIA DA HIPOCRISIA
PARTE II
.
Alguém até riu dessa cena mas a imaginação foi mais longe e sobrou também para os padres e pastores. Eles engordam suas contas bancárias às custas da fé do povo e pregam aquilo que nem eles mesmos acreditam , caso contrário nem sequer falariam de Juízo Final. A pedofilia, o homossexualismo e o adultério de pastores e padres teriam, ao menos, um dia de folga. Dá para alguém imaginar a alegria de Deus se essas pessoas parassem de falar em nome d’Ele nem que fosse um dia no ano. Até mesmo Deus teria sua parcela de coerência no anonimato ia religião talvez serviço para alguém nesse dia.
As famílias tomariam a consciência de que são células num processo de construção do Universo. E que esse processo é dinâmico, ou seja, todos temos o nosso tempo. O tempo dos genitores, da prole e da prole da prole. Isso não é uma cadeia é um caminho. Ninguém é propriedade de ninguém. Os genitores são arcos e a prole são as flechas. Quem sabe, nesse dia não se veja mais notícias de filho matando pais ou vice-versa?
O ser humano, entenda-se, o homem a mulher e o homossexual são realidades vitais num mundo em desenvolvimento que sonha com uma maturidade que seja mais humana e menos brutal. O sexo, no “Dia da Hipocrisia” teria o seu lugar de destaque, não como agora, mas um lugar de honra no sentido literal da palavra. Pois a pessoa é um ser biosexual-bioespiritual. Há vida nessas duas realidades que são como um todo do indivíduo. N o organismo a energia sexual é tão importante quanto o ar. Sublimar essa energia é um caminho encontrado por aquelas pessoas que concentram sua atenção na vida espiritual. Mas como alguém disse sublimar é sublimar.O sexo possui uma dimensão tão universal que lê está presente em todos os seres vivos. Dá pata imaginar que a mais linda e tenra flor tem sua sexualidade? Não é fantástico saber que sexo é vida? Não se pode porém, sacralizar e envenenar as pessoas com pregações onde tudo é proibido e nada é permitido. Santificaram mais o sexo do que a vida e ele se tornou sinônimo de pecado. Em contrapartida alguns setores do espírito mesquinho, emporcalharam, comercializaram e depravaram o sexo tornando-o vazio e sem sentido, passageiro e sem conseqüências, frustrante, como uma aposta na loteria.
E a relação patrão-empregado nesse dia? Alguém se recorda dos cursos de marqueting onde os palestrantes fazem questão de lembrar que os funcionários e as empresas constituem uma só família? Dá para acreditar?
Esse pensamento perseguiu alguém durante muito tempo até que ele resolveu institucionalizar o “Dia da Hipocrisia”.
Imagine, o dia que alguém escolheu para fixar essa data foi: 1º de Abril...

Teólogo –Nonato.

Nenhum comentário: